segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Do nome.



Hoje, ao copiar o link para um amigo, lembrei do porque eu escolhi o nome "secas vidas" para esse blog.
Lembro de há muito tempo atrás ter começado a ler o livro Vidas Secas de Graciliamo Ramos e não ter chegado nem na metade, o que é uma vergonha, pois além de ser um clássico da nossa literatura, é um livro bem interessante. O que me chamou atenção para o título do livro foi que, o autor o usou para ilustrar a pobreza e a problemática da seca do sertão, como todo mundo já sabe, porém, ao ler o título eu só consigo pensar em pessoas vazias.
Vidas Secas pra mim tem um sentido diferente do que o autor usou no livro, ou melhor, penso eu, pois como não terminei de ler, não sei se ele abrange esse sentido também.

Sei que na nossa caminhada nos deparamos com muitas pessoas de vidas secas, gente sem conteúdo, preconceituosas, frustradas, infelizes e na maioria das vezes, aparentando outra coisa.
Infelizmente podemos passar uma vida inteira convivendo e ainda assim não conhecer quem a pessoa é de verdade, outras vezes, nós mesmos não nos conhecemos e vamos nos camaleando pelos caminhos, tentando nos adaptar as situaçãos, tentando sobreviver a esse mundo cão.
Em toda a minha jornada, nem tão longa nem tão curta, posso dizer com propriedade que sei como é o inferno conviver com esse tipo de gente e que se você é uma pessoa do bem (Oi, eu sou!) de alguma forma sairá com alguma marca da passagem "disso" pela sua vida.
Retratando um momento pessoal, tenho aprendido que ignorar e tentar manter esse tipo de gente o mais longe de sua vida é a melhor forma de não se ferir tanto, considerando que esse tipo de gente só quer sugar o que você tem de bom. E cuidado, elas sabem se fazer de vítima, sabem manipular, são capazes de coisas inimagináveis pra ter um coração bom por perto.
Abra seu olho, pode ter um desses bem ao seu lado, sei que tem, olhe bem e... mantenha distância.

Nenhum comentário: